Eis que chega o momento de escolherem as fotos para o álbum do casamento. Dentre centenas que foram entregues, apenas uma pequena parcela delas vai merecer um lugar de destaque no álbum.
Essa realmente não é uma tarefa fácil. Por isso estamos aqui para te ajudar! Organizamos esse guia compartilhando um pouco de nossa experiência com nossos clientes e expondo nossas opiniões e orientações para a confecção desta verdadeira joia, para que ela mereça um lugar especial na sua estante e nos seus corações.
Em alguns exemplos fomos direto ao ponto, mas isso não quer dizer que suas opiniões não serão levadas em conta. Trabalharemos juntos para criar um lindo álbum, que tenha a cara de vocês, mas com a nossa visão.
1. Como escolheremos as imagens?
Vocês receberam diversas fotos, muitas delas com mais de uma opção de tratamento (no caso algumas fotos coloridas, por terem um forte impacto ou serem marcantes de alguma forma, também costumamos entrega-las em preto e branco).
Recomendamos que vocês sentem em um momento calmo, e, juntos, vejam todas as imagens pela primeira vez, da primeira até a última. Lembrando que elas foram entregues em ordem cronológica dos acontecimentos.
Depois, analisem todas novamente e já vão separando aquelas que mais os impactaram, seja pelo momento, pela emoção, por ter um ente querido, pela composição, ou mesmo pelo estilo da foto.
Numa terceira passagem, separem as que sejam realmente importantes para vocês: um olhar entre os noivos capturado de forma jornalística, um convidado fazendo algo inusitado, um detalhe da decoração que vocês amaram, passagem da gravata do noivo com os padrinhos que sempre rendem momentos descontraídos, entre outros.
Não se esqueçam de selecionar também momentos óbvios para estarem num álbum de casamento: entrada dos noivos e padrinhos, troca das alianças, beijo na igreja, brinde, corte do bolo, valsa/dança, fotos de balada (pista), buquê da noiva etc. E também as que vocês mais gostaram dentre as diversas opções que receberam de decoração, bolo, aliança, convite, entre outras.
2. O que nós contratamos?
Muitas vezes, por já ter passado meses (ou, em alguns casos, anos!) que a contratação foi realizada, os clientes já não lembram mais do modelo do álbum que adquiriram, a quantidade de fotos que ele irá conter, ou mesmo quais tipos de acabamentos foram escolhidos à época.
Recomendamo, nestes casos, vocês lerem novamente o contrato. Caso ainda restem dúvida, entrem em contato conosco que explicaremos novamente sobre os itens.
3. Quantas fotos devemos escolher para fazer parte do álbum?
Uma seleção enxuta, de forma que o álbum não fique poluído, garante uma narrativa mais leve e clara, e muitos “uaus!” por parte dos amigos e familiares.
Nossa indicação, para um álbum de 40 páginas, por exemplo, é a escolha de até 100 imagens. Caso vocês escolham um número maior do que esse, adicionaremos algumas páginas de forma a manter o padrão estético. Posteriormente, junto com a edição (diagramação), encaminharemos também o valor destas páginas adicionais.
Lembrando que nada será enviado para impressão sem prévia aprovação dos noivos.
“Tá, mas são muitas fotos! Qual vocês, como profissionais, escolheriam?”. Nossas imagens preferidas são as que foram postadas em nossas redes sociais e site. Porém, a escolha final é sempre dos clientes.
4. E as fotos que fizemos com os convidados?
Aqui vale lembrar que foram entregues todas as imagens que ficaram interessantes, independente se com familiares, padrinhos ou amigos. E muitas vezes vocês foram fotografados juntos em mais de um momento durante a festa.
Não necessariamente vocês devem incluir todas estas fotos no álbum!
Que tal dar uma simplificada, com uma foto de cada família ou coisa do gênero?
Outra opção, caso vocês não tenham contratado, é fazer um álbum extra (mais simples e menos custoso) para acomodar somente estas imagens de forma a não sobrecarregar o álbum principal.
5. Como fazemos para escolher? O que devemos levar em conta?
A ideia do álbum não é contar nos mínimos detalhes tudo o que aconteceu no dia do evento, até porque isso seria impossível.
Sugerimos levar em conta o moderno conceito de “storytelling” e contar a história de forma livre, leve, criativa e com imagens que instiguem a imaginação, induzindo quem for ver o álbum a montar a história cada vez que revisitá-lo. Esse processo é extremamente prazeroso e instiga as pessoas a terminarem de vê-lo e, muitas vezes, olhá-lo novamente.
Fujam de coisas óbvias, priorizem aquelas situações que realmente causaram frio na barriga e valem a pena serem lembradas.
Resumindo: prefiram inserir no álbum fotos de momentos de emoção, fotos com pessoas muito próximas (pais, avós, bisavós, filhos), detalhes confeccionados artesanalmente por vocês e/ou amigos, joias quem vem passando por gerações dentro da família, momentos inusitados; enfim, momentos e detalhes únicos e marcantes.
6. Pensem de forma sistêmica
Pensem sempre que uma imagem de um, precisa da mesma imagem do outro. “Como assim?”. Por exemplo:
– se vocês selecionaram uma foto da mãe da noiva, precisam escolher outra da mãe do noivo;
– se vocês selecionaram duas fotos da entrada da noiva, precisam escolher outras duas da entrada do noivo.
Claro que os momentos de alto apelo emocional não contam.
Esse tipo de seleção garante uma composição mais equilibrada.
7. Demais fotos com convidados
Precisamos de uma ajuda especial com relação às fotos com os convidados da festa.
Muitos de nossos clientes já trabalhamos em mais de um evento, pois comumente somos contratados várias vezes dentro da mesma família. Em algumas famílias, algumas vezes acontece de fazermos eventos quase que mensalmente através das indicações que recebemos.
Mas, em outros casos, onde ainda não temos contato com as famílias (e principalmente com os demais convidados), não conseguimos em poucas horas identificar quem são todas as pessoas mais próximas e queridas que receberão a honra de serem eternizadas no álbum.
Imaginem só se, eventualmente, temos uma foto que ficou muito boa e damos destaque para a “ficante” de um amigo do trabalho do noivo, mas que vocês só conheceram no dia do casamento?!
8. O velho “porém” das fotos de família
Vocês devem ter percebido que nós não publicamos (dentre as nossas fotos favoritas) nenhuma das fotos tradicionais/posadas com os convidados, nem mesmo as de família.
Lembrem-se que família é família (pai, mãe, irmãos). Porém só vocês sabem como é a relação entre todos. E nunca se sabe o que ocorrerá no futuro com os “agregados” (cunhados, namorados).
Então pensem bem nessa escolha. Seu álbum irá durar décadas, e contará para suas futuras gerações como a família deles começou.
9. O que vem a seguir?
Depois da seleção das suas fotos favoritas, é a nossa vez de trabalhar!
Elaboraremos a primeira edição (diagramação) do álbum de forma detalhada, pensada com todo carinho na disposição de cada imagem e sempre buscando uma forma dinâmica de contar a história de você com muito amor! Amor pelas pessoas, amor pela fotografia, amor pelas histórias.
Em seguida vocês receberão digitalmente a prévia do álbum para analisar. Costumamos entrega-la em até 30 dias, prazo que estabelecemos em contrato.
Na grande maioria dos casos, novamente acontece o momento “uau!” dos noivos, pois recebem um material além do que estavam esperando, e automaticamente já nos dão a aprovação para impressão.
Em outros, os noivos pedem eventuais modificações, inclusões de fotos de pessoas ou momentos que esqueceram de incluir na seleção inicial, acréscimo de páginas etc.
10. Depois de aprovado, em quanto tempo receberemos o álbum pronto?
Normalmente em até 20 dias. Claro que pode variar um pouco (para mais ou para menos), principalmente em períodos de final de ano (muitas empresas param suas produções para férias coletivas), eventual greve das transportadoras etc.
Trabalhamos de forma totalmente transparente com nossos clientes! Queremos continuar recebendo o elevadíssimo número de feedbacks positivos que sempre tivemos, além de continuar recebendo sempre suas indicações e novos contatos. E, caso aconteça qualquer imprevisto, com certeza vocês receberão nosso contato. São raros os casos, alheios à nossa vontade, mas que podem ocorrer 🙁 .
Essas foram as nossas dicas. Esperamos que tenham sido úteis e realmente lhes ajudem a fazer uma escolha mais certeira e tranquila.
Se não entenderam algo, quiserem conversar ou precisem de mais alguma informação, entrem em contato conosco.
E, se acharem que o tópico pode ajudar outras pessoas, por favor, compartilhem o link desta página (ou então usando as opções abaixo) com suas amigas e amigos que irão se casar (ou que estejam planejando qualquer evento social), indiquem nosso site e nossos serviços.
Muito obrigado!
Deixe um comentário