Ao contrário de outras escolhas que vocês fazem para este grande dia, como a igreja, o vestido, o buffet, a decoração, o bolo, as lembranças, e tantos outros serviços e produtos de tantos outros fornecedores, a FOTOGRAFIA é algo que não se pode ouvir, tocar, provar e nem mesmo ver até o momento que vocês receberem as prévias ou mesmo o álbum com as fotos escolhidas.
Portanto, fazer uma pesquisa minuciosa e a mais cuidadosa de todas sobre o estilo artístico e mesmo pessoal do fotógrafo, suas competências profissionais e experiências anteriores são extremamente importantes na sua escolha.
Separamos alguns itens fundamentais para te ajudarem a escolher o seu fotógrafo de casamento, aquele profissional que vocês contarão durante vários períodos para te entregarem registros especiais com o que de melhor aconteceu no seu casamento e que, muitos deles, vocês não viram. Lembrando que este profissional trabalhará durante várias horas exclusivamente para seu casamento, colocando o máximo de dedicação e qualidade, buscando superar todas as suas expectativas ao receberem sua obra de arte.
1. Pesquisem sobre o fotógrafo
Acredite: muitas noivas sequer pesquisam sobre o fotógrafo e acabam seguindo apenas a indicação (puramente comercial) do buffet, de cerimonialistas ou de amigas próximas. Tais indicações, apesar de também serem importantes, devem ser analisadas pelos noivos com muito cuidado.
As preferências dos noivos podem ser totalmente diferentes das de outras pessoas que indicaram alguns profissionais. Por isso, pesquisem seu fotógrafo de casamento por conta própria e contratem o que mais se encaixa dentro do que vocês gostam.
Comecem sua busca no site do profissional. Analisem principalmente as fotos que vocês mais se identificam e tentem imaginar se aquele tipo de material irá agradar caso esteja presente em seu álbum. Principalmente as fotos espontâneas, que são momentos únicos que acontecem durante frações de segundos e requerem olhos atentos e muita atenção para serem capturadas.
Visitem as redes sociais do fotógrafo. Atualmente Facebook e Instagram são as mídias onde mais há atualização de material.
Entrar em contato com noivas que foram atendidas por ele também é bem interessante. Será que elas gostaram do atendimento online e presencial? Tiveram uma ótima experiência durante todo o processo? O material acordado foi entregue? E os prazos, foram todos cumpridos?
Procurem também levantar algumas outras informações, como:
– Com relação ao site, ele é apenas uma mera vitrine, ou há atualização constante?
– Costuma responder rapidamente seus e-mail, mensagens e ligações?
– O profissional tem um local físico de atendimento (escritório ou estúdio), ou trabalha apenas com reuniões em cafés ou via Internet?
– Ele fornece outras soluções além das que vocês esperam, como material para auxiliar no casamento, dicas, indicações de outros profissionais, matérias diversas em blogs, newsletters etc.?
São pequenos detalhes, mas que agregam muito VALOR ao profissional que vocês estarão contratando para este grande dia, e que não se repetirá jamais!
2. Diferentes estilos de fotografia de casamento
Existem muitos estilos de fotografia de casamento, e vocês precisam estar certos do que querem.
– Fotojornalista: estes fotógrafos irão fotografar seu casamento de forma mais espontânea. Não ficarão a todo momento pedindo para vocês olharem para a câmera ou fazerem determinadas poses. Vocês irão se surpreender com as fotos, com os momentos de emoção e mesmo com coisas divertidas que acontecem a todo instante, e, na maioria das vezes, sequer notarão que estão sendo fotografados.
Nós trabalhamos fortemente com este estilo! É claro que não abrimos mão de fotos posadas com suas famílias, seus pais, avós, irmãos, padrinhos e melhores amigos, pois são essas fotos que mais agradam para aquele belo porta retrato de família.
– Clássico/Tradicional: se vocês procuram um álbum como o do casamento da sua mãe ou avó, esse estilo de fotógrafos é o mais indicado. Eles irão fazer fotos mais posadas e elaboradas.
Atualmente os noivos tem procurado um estilo espontâneo. Não querem dispender muito tempo durante a festa com fotos posadas. Querem mesmo ser surpreendidos com fotos muitas vezes inéditas para eles, onde alguns acontecimentos sequer foram percebidos durante a festa. E isso é o mais empolgante quando veem as fotos do casamento pela primeira vez.
3. Estipulem um orçamento
Grande parte dos fotógrafos têm um preço um pouco mais elevado, pois investem bastante tempo e dinheiro em cursos, workshops, congressos, palestras, livros etc. Além disso, usam equipamentos de alta qualidade, todos eles com backup para eventual falha durante o evento. E tudo isso para poder criar imagens impactantes e únicas, além de terem “algo a mais” para entregar e surpreender seus clientes.
Há profissionais que estão entrando na área, não tem tanto conhecimento de fotografia ou mesmo do que é uma cerimônia e festa de casamento. Não se preocupam com as inúmeras variáveis que podem ocorrer durante um casamento, ou mesmo depois dele (perda de fotos, de cartões de memória, assaltos, quebras de equipamentos, entre outros). Se o preço é “bom demais para ser verdade”, é bem provável que esse fotógrafo não seja um bom profissional.
Lembrem-se: PREÇO e VALOR não se misturam! Principalmente quando se fala de arte e das memórias mais importantes da sua família para as futuras gerações.
4. Agendem uma visita
Escolher seu fotógrafo de casamento não é algo que pode ser feito em casa, sozinhos. Vocês devem conhecê-los pessoalmente. Se vocês gostaram do que viram em seu site, e ele têm a sua data disponível, agende uma visita ao seu estúdio.
Caso o fotógrafo já esteja ocupado em sua data, vocês podem perguntar se ele recomenda um outro amigo com um estilo similar.
O segredo é conversar bastante com o fotógrafo que vocês escolheram. Reservem algumas horas em suas agendas para que ele apresente, sem pressa, tudo que pode fazer por vocês. Estejam preparados para falar sobre o local do casamento, como será a cerimônia e festa, o que vocês já preparam, o que imaginam para suas fotos, onde gostariam de realizar o ensaio pre-wedding. Conversem! Fiquem amigos! Como se já fossem grandes amigos, e ele parte desta celebração! Afinal, ele quer poder atendê-los da melhor forma possível e receber futuros agradecimentos e indicações também.
5. Questionem sobre a equipe do fotógrafo
Verifiquem quantos profissionais participarão do seu casamento.
Considerem sempre a contratação de um segundo fotógrafo! A principal vantagem de ter dois profissionais é que vocês, obviamente, terão uma quantidade muito maior de detalhes.
Em diversas situações há a necessidade de duas câmeras, pois muitos momentos especiais acontecem simultaneamente em lugares diferentes.
– Enquanto um fotógrafo faz a cobertura do making of da noiva, o outro está na cobertura do making of do noivo, ou mesmo já se dirigindo para a igreja e iniciando as fotos da decoração, convidados etc.
– Enquanto um fotógrafo está exclusivo para capturar a chegada da noiva na igreja (do lado de fora) e sua entrada, o outro terá liberdade para capturar a reação do noivo, pais e padrinhos no altar assim que ela entrar.
– Durante a sessão formal de fotos com pais, padrinhos e demais convidados, o outro fotógrafo estará disponível para fotos espontâneas dos demais acontecimentos.
– Enquanto um fotógrafo captura cenas durante a balada, o outro estará responsável pela cobertura social das pessoas que não estão na pista.
– Quando há a passagem da gravata com o noivo e padrinhos, em muitos casamentos há ao mesmo tempo a passagem do sapatinho com a noiva e madrinhas.
– Decoração, mesa do bolo, alianças etc. demandam tempo (além de criatividade!) durante a festa. Somente com um segundo fotógrafo será possível ter estas fotos e evitar que qualquer acontecimento seja perdido.
Caso vocês estejam organizando um casamento maior (acima de 200 convidados), podem inclusive perguntar sobre a possibilidade de ter até três fotógrafos no evento.
6. Contrato sempre!
Para qualquer contratação desta grandeza faz-se necessário que tudo esteja descrito num contrato. Pode parecer bobeira citar nestas dicas, mas muitos “profissionais” do mercado não fazem contrato. E onde fica sua segurança e garantia então?
Questionem sobre as responsabilidades do fotógrafo, quantos profissionais estarão envolvidos no evento, o tempo de cobertura, os prazos de entrega das provas e do álbum final, a descrição completa dos produtos que serão entregues etc. Solicitem que tudo que vocês acordarem verbalmente, inclusive eventuais itens opcionais fora do pacote principal ou mesmo brindes, estejam descritos nos mínimos detalhes no contrato.
Lembrando que os noivos também têm suas responsabilidades em contrato, como pontualidade nos pagamentos, cumprimento da data contratada para o evento (que já fica reservada na agenda dos profissionais), prazos para escolha das fotos que irão para o álbum etc.
Resumindo: o contrato é garantia para ambas as partes!
7. Comparem VALOR, não PREÇO!
Não comparem apenas PREÇOS entre os fotógrafos que vocês solicitaram orçamento. Analisem suas propostas, como foi a conversa que tiveram, o material que foi apresentado…
É importantíssimo avaliar o que está incluso nos pacotes ofertados, se te atenderão ou se será necessário eventualmente fazer qualquer ajuste (inclusão de itens extras que vocês tenham interesse, como uma sessão pré-casamento, fotógrafos extras, réplicas do álbum para os pais, quadros etc.). Somente assim vocês terão critérios objetivos ao compararem os PREÇOS entre dois profissionais de nível similar. E, lembrem-se de nunca comparar um profissional com pouco tempo de mercado com outro de bagagem diferenciada. Não se pode comprar um carro popular e esperar que ele tenha o mesmo desempenho de um importado.
Alguns outros itens a avaliar:
– Se o making of da noiva está incluso na cobertura ou é cobrado de forma adicional;
– Quantas horas de trabalho estão inclusas, ou se há cobrança de horas adicionais;
– Se haverá sessão fotográfica pré ou pós casamento;
– Se há alguma taxa adicional não explícita devido ao deslocamento da equipe;
– A quantidade de álbuns que serão entregues;
– Ainda com relação aos álbuns, o que difere muito o preço final é o tamanho do mesmo, a quantidade de fotos e de páginas, a qualidade e acabamento da capa (somente impressa, tecido, couro, acrílico etc.), a gramatura das páginas (mais finais ou mais grossas), a qualidade do estojo (courino, fotográfico, tecido, couro etc.);
Somente após reunir todas estas informações é que vocês poderão comparar qual profissional é mais vantajoso.
Mas a principal dica de todas é: jamais escolham pelo PREÇO mais baixo! Vejam o VALOR do trabalho que está sendo oferecido, e pensem no quanto o profissional está se empenhando por vocês!
A qualidade do trabalho do fotógrafo, sua empatia com os noivos, e a satisfação e o orgulho ao entregar materiais cada vez melhores evento após evento são muito mais importantes nesta escolha!
8. Contratem uma sessão fotográfica
Se puderem, contratem uma sessão fotográfica pre-wedding (também chamada de “e-session” ou simplesmente “pré-casamento”). Com ela, vocês já criarão um vínculo de amizade maior com o fotógrafo, já se soltarão mais na sua presença, e poderão curtir algumas horas de namoro num local especial para vocês, seja próximo de onde moram ou mesmo numa viagem bem planejada.
E receberão belíssimas fotos para usar em slide show durante toda a festa, ou mesmo fazer um belo quadro decorativo, banner ou livro de assinaturas. As possibilidades são diversas.
Para finalizar: seja para um mini-wedding ou para uma grande cerimônia, escolher um bom fotógrafo é fundamental, pois além de seu casamento se único, é este trabalho que te farão suspirar ao ver cada imagem obtida.
Se o orçamento estiver mais apertado, pensem em abdicar de algum outro item para poder investir na qualidade da fotografia. Após a festa, o álbum de casamento é a única coisa que restará para mostrar às futuras gerações como a família deles começou!
Espero que essas dicas sejam úteis para vocês. E se vocês julgaram que de alguma forma te ajudaram, por favor, compartilhem o link desta página (ou então usando as opções abaixo) com suas amigas e amigos que irão se casar, indiquem nosso site e nossos serviços.
Muito obrigado!
Deixe um comentário